Em solenidade alusiva aos 70 anos de fundação da Associação de Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas (AOPBMAM), a nova diretoria executiva do clube tomou posse na noite da última quarta-feira (12). A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades da Segurança Pública, do Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus.
A chapa “Ação e Comprometimento”, eleita pelos associados para o quadriênio 2023-2026, é composta pelo presidente, capitão QOPM Frederico; vice-presidente, coronel QOBM Menezes; 1° secretário, coronel QOPM Azevedo; 2° secretária, capitão QOPM Daianne; 1° tesoureiro, coronel QOPM Thiago Balbi; e 2° tesoureiro, capitão QOPM Kennedy.
A solenidade foi presidida pelo coronel QOPM Emerson Figueiredo, presidente da AOPBMAM nas duas últimas gestões. Participaram do dispositivo de honra, o coronel Emerson Figueiredo, o capitão Frederico, o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel QOPM Vinicius Almeida; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel QOBM Orleilso Muniz; o subcomandante-geral da PMAM, coronel QOPM Algenor Teixeira Filho; o subcomandante-geral do CBMAM, coronel QOBM Helyanthus Borges, o secretário de Estado de Administração (Sead), Fabrício Rogério Cyrino Barbosa, o secretário Municipal Chefe da Casa Militar, tenente QOPM William de Oliveira Dias; e o vereador Capitão Carpê Andrade.
Na ocasião, foi feita a entrega da Medalha Jonas Paes Barreto, criada pela portaria nº 0015/AOPBMAM de 21 de abril de 2013, e que premia oficiais e praças da Polícia Militar do Amazonas, oficiais de outras organizações militares e civis que tenham se tornados dignos de reconhecimento pelos serviços prestados a associação. Ao todo, 48 autoridades e figuras militares e civis foram agraciadas durante a solenidade.
O coronel Emerson Figueiredo, presidente sucedido, ressaltou as conquistas alcançadas durante os últimos oito anos de gestão à frente da AOPBMAM. “O principal legado que estamos deixando para a associação não só a questão de melhorias nas estruturas físicas e ampliações, mas principalmente um jurídico fortalecido e um projeto político consolidado. Algumas das conquistas foram as nossas garantias previdenciárias e a gratificação de curso, que era um sonho de mais de 10 anos das duas instituições”, ressaltou.
Para o capitão Frederico, a atual diretoria pretende dar continuidade aos projetos de renovação dos últimos anos e avançar em melhorias para a categoria. “Estamos assumindo com um desafio, não só de melhorar o que já conquistamos, mas ter muita ação e comprometimento em nossos propósitos, como foi nosso próprio lema durante a campanha. Vai ter muito empenho, pois nós acompanhamos toda a transformação da associação nos últimos 8 anos, que participamos da gestão anterior. E a nossa filosofia vai ser sempre essa: buscar defender o interesse do associado e na busca pelo bem-estar comum”.
Atualmente, a Associação de Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas possui cerca de 1 mil associados, entre oficiais da ativa e da reserva das duas instituições militares. Segundo o vice-presidente da AOPBMAM, coronel Menezes, uma das metas é buscar mais associados. “Nós já conseguimos aumentar muito o número de associados, mas a nossa ideia é aumentar o máximo possível esse número”, esclareceu o coronel do Corpo de Bombeiros Militar, então vice-presidente.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da AOPBMAM